quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Senso comum

Senso comum (ou conhecimento vulgar) é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas.
Quando alguém reclama de dores no fígado, esta pessoa pode fazer um chá de boldo que já era usada pelos avós de nossos avós, sem no entanto conhecer o princípio ativo (substância química responsável pela cura) das folhas e seu efeito nas doenças hepáticas. Ao mesmo tempo, quando atravessamos uma rua nós estimamos, sem usar uma calculadora, a distância e a velocidade dos carros que vem em nossa direção.
Estes exemplos indicam um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum e se baseia na tentativa e erro. O senso comum que nos permite sentir uma realidade menos detalhada, menos profunda e imediata e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração.
No senso comum não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações, o senso comum é o que as pessoas comuns usam no seu cotidiano, o que é natural e fácil de entender, o que elas pensam que sejam verdades, e que lhe traga resultados práticos herdados pelos costumes.
Existem pessoas que confundem senso comum com crenças, o que é bem diferente. Senso comum é aquilo que a gente aprende em nosso dia a dia e que não precisamos nos aprofundar para obtermos resultados, como por exemplo uma pessoa que vai atravessar uma pista, ela olha para os dois lado, a pessoa não precisa calcular a velocidade média, a distância, ou o atrito que o carro exerce sobre o solo, a pessoa simplesmente olha e decide se dá para atravessar ou se deve esperar.







Fonte: senso comum Wikipédia


5 comentários:

  1. Olá pessoal, parabéns pela criatividade do blog! mas, não se esqueçam que a boa nota também contará com os comentários dos membros...
    Por isso façam...
    Abraços
    Bom final de semana
    Prof. Leandro

    ResponderExcluir
  2. O nosso blog fico muito bom e bem organizado, e além disso, ainda abordamos todos os fatos estudados relativos ao conhecimento e outros assuntos.
    Depois vou comentar mais em relação aos outros assuntos :)

    Beijos, Mariana!

    ResponderExcluir
  3. o senso comum é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos,é o saber que preenche a nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem haver reflectido sobre algo.

    *Caroline de Oliveira Jerônimo nº:6 / 2ºF

    ResponderExcluir
  4. o blog ficou ótimo pois verdade e conhecimento é isso mas devemos saber que filosofia não é uma materia desperdisada ela estudo o principio de tudo aquilo que sabesmo hoje para o amanha não termos o problema se nos perguntar não ficar com cara de tacho, mas não é so este estudo ensina vc tbm a conviver melhor com seus conhecimentos.

    César Eustaquio de Oliveira Vieira Júnior

    ResponderExcluir
  5. Conhecimento é uma fonte básica da vida mas que muitos desconhece sua função na vida assim como verdade ai que entra a questão do nosso blog ele explica corretamente a criação e função dos dois diantes todos e perantes cituações de estrema exigencia assim os tem uma função deferente de qualquer que seja as outras cituações.

    ResponderExcluir