quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Verdade

é um dos conceitos filosóficos fundamentais, mas que não tem uma definição nem única, nem simples. A teoria da correspondência, a mais difundida, afirma que se trata de uma representação mental adequada da realidade. A teoria da coerência parte do pressuposto que só uma compreensão completa da realidade pode proporcionar a verdade. A teoria pragmática afirma que a verdade é simplesmente o ponto de vista que é mais útil a longo prazo.

Fonte: http://afilosofia.no.sapo.pt/CONCEITos1.htm


"Verdade absoluta" não é tudo aquilo que é afirmado de modo enfático -- ênfase não significa absolutismo. Nem deve ser confundido com despotismo, isto é, com uma manifestação autoritária (normalmente vinculada a força ou opressão).

"Verdade absoluta" muito menos é uma idéia contrária ao meu sistema de pensamento, porém que não tenho capacidade de contestar.

Tampouco isso é sinônimo de dogmatismo. O dogma é pensamento que se norteia por uma adesão irrestrita a princípios. Tais princípios podem ser tomados precipitadamente pelo dogmático como verdade absoluta. Entretanto uma
verdade absoluta não necessariamente precisaria conter dogmatismo.

Uma pessoa que diz "é porque é, fim de papo", não necessariamente tem alguma verdade absoluta enrustida. Pode ser fundamentado num mero dogma, e o dogma pode ser fundamentado no não aprofundamento, na ignorância.

"Os ângulos internos de dois lados de um quadrado formam 90º."
Isto é uma verdade absoluta?
Isto é uma verdade imutável (não confundir com absoluta), porém ela é proveniente direta da definição de um quadrado. A verdade funcionará para sempre, desde que não se mude a definição.

Verdades também costumam ser consideradas, até que se prove o contrário. Isto não se opõem a outra consideração: Dentro de determinados parâmetros é perfeitamente possível encontrarmos falsos e verdadeiros, mas quando se
trata de projetar ao futuro estas verdades passam a ser permeadas pela probabilidade. Verdades absolutas, se existem, não existem para previsibilidade.

"Um solteiro é um homem não casado."
É uma verdade semântica, mas parcial (um homem não casado pode ser viúvo, assim como podemos nos defrontar com um retângulo com a definição da figura geométrica anterior). São verdades por definição ou nomeadamente como uma certa palavra é usada numa certa linguagem. Mas a afirmação é uma questão de convenção, não de descoberta.

"Ontem comi arroz com feijão."
Isto é um fato, uma ocorrência. Como fato, a existência da verdade pode ser verificada e constatada de modo indiscutível. Porém esta verdade não é absoluta por não ser necessariamente reproduzível. Não obstante, o fato pode
ser tomado como informação baseada numa realidade objetiva.

"Nas últimas 24 horas a Terra deu um giro completo sobre seu eixo".
Isto é impreciso, uma deturpação da verdade. Ela de fato terminou seu giro completo em seu eixo em 23 horas e 56 minutos. Mas não é completamente falso já que houve naquele período de 24 horas, o giro completo, e algo mais.

Se não podemos obter verdades absolutas, isto não significa que devemos abandonar o julgamento sobre todas as coisas. Opondo-se ao sofismo que afirma que nada existe, ou se algo existe não pode ser conhecido, ou se algo existe e pode ser conhecido não pode ser comunicado. A comunicação, se não é perfeita, promove uma enorme noção e o conhecimento, mesmo impossibilitado de ser pleno, representa com exatidão o que está ao seu alcance (além dele próprio poder ser estendido -- não é limitado pelo nosso ser). Alem de que a existência de algo é mais que um
axioma, é uma evidência.
Desta forma é perfeitamente justificável a noção de que buscas pela verdade é um componente básico do homem.

Pode ser verdade que nada é absolutamente certo, mas não é verdade que todas as afirmações são igualmente prováveis.

Mais relevante do que a existência de verdades absolutas, é que elas não são necessárias. Isto porque qualquer critério usado para julgar a verdade de uma afirmação pode ser desafiado, pois é necessário um critério superior para julgar o critério usado, e assim sucessivamente.

Verdades absolutas, na prática, normalmente são acompanhadas de um fundamentalismo, ainda que enrustido. Mas isto não significa que verdade não possa ter um uso correto quando no sentido de veracidade, de autenticidade, principalmente quando a questão em analise é submetida ao rigor da precisão.

Há muitos livros a respeito. Os que eu recomendo são: Verdade uma História, editora Record. Um outro bem mais profundo é: O Problema da Verdade.
("Intuição Heurística" também é muito bom. Mas atenção, estes livros só para quem gosta *muito* de filosofia).

Fonte : http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060811101530AAxgTdB





Um comentário:

  1. A verdade é que a verdade está em cada um de nós. Depende de nossas esperiencias, nosso conhecimento, experiência etc Cada pessoa possui sua própria verdade, e tudo aquilo em que uma pessoa acredita passa a ser a sua verdade.


    *Caroline de Oliveira Jerônimo' Nº:6 / 2ºF

    ResponderExcluir